
Faleceu no último dia 11, aos 78 anos, o músico Antonio Ghizzi Rodrigues, mais conhecido como Toninho Ghizzi. Para o universo da cultura pop japonesa, ele ficou marcado por ser a voz da trilha sonora brasileira de Black Kamen Rider — lançada em LP em 1992, sob o título de “Blackman”.
Mas para muito além disso, Ghizzi teve uma longa carreira como cantor e guitarrista, além de compositor de jingles, com mais de 300 gravações, inclusive para marcas gigantes como Coca-Cola, C&A, Chevrolet e Honda. Uma de suas versões mais famosas para a publicidade surgiu nos anos 1980, em uma campanha para a rede McDonald’s (veja abaixo).
Apaixonado por Beatles, iniciou sua carreira em 1966, sendo desde sempre um autodidata. Na cena de shows e gravação de discos, fez parte de diversas bandas de apoio de cantores famosos como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Nelson Ned, além de programas de TV, como o do Bolinha na Bandeirantes. Quando convidado pela gravadora RGE para o LP de “Blackman”, Ghizzi atuava como backin vocal do grupo Joelho de Porco, importante nome do rock brasileiro dos anos 1970.
Para os heróis tokusatsu, a contribuição de Toninho Ghizzi não foi apenas com o mutante motoqueiro. Sua voz é conhecida no Peru por cantar o tema em espanhol da série Flashman, gravação feita exclusivamente para o mercado dos vizinhos latinos.
Em 2013, o músico passou a integrar o grupo Anime Voices Brasil, ao lado de outros nomes das canções de animê e tokusatsu no Brasil. Na ocasião, regravou o tema de Black Kamen Rider, dessa vez trocando o refrão “Blackman” pelo título original da série. Confira o resultado abaixo:
Nos últimos anos, Toninho Ghizzi mantinha-se ativo com o grupo Ghizzi & Cia. Rock, deixando sua marca nas noites paulistanas.
Deixamos aqui nossos sentimentos aos familiares e amigos.
from JBox https://ift.tt/Wah8Zmv
via CineLive365
0 comentários:
Post a Comment