
Segundo dados do FilmeB, o longa-metragem Chainsaw Man: O Filme – Arco da Reze vendeu 102 mil ingressos em seu primeiro fim de semana nos cinemas, alcançando uma bilheteria de R$ 2,29 milhões e ficando em terceiro lugar no top 10 dos cinemas brasileiros, após O Telefone Preto 2 e Se Não Fosse Você. O filme chegou a ficar em empate técnico pelo primeiro lugar na quinta-feira de estreia, demonstrando a capacidade do público de animê de se mobilizar para dominar as estreias.
Com o resultado, Chainsaw Man já é o segundo filme de animê mais assistido do ano no Brasil, ultrapassando Attack on Titan: O Último Ataque (49,5 mil ingressos) e Dragon Ball Daima – Especial (40,7 mil ingressos). Embora as sessões não estivessem terrivelmente lotadas nesta primeira semana (média de 15 espectadores em cada uma das 6.900 sessões), o filme está angariando críticas extremamente favoráveis, que devem contribuir para o boca-a-boca e uma longa cauda:
- 100% no tomatômetro do Rotten Tomatoes (avaliação dos críticos)
- 99% no pipocômetro do Rotten Tomatoes (avaliação do público)
- 9.19 de nota no MyAnimeList (2º animê mais bem avaliado de todos os tempos)
- 90% de aprovação no AniList (4º animê mais bem avaliado de todos os tempos)
*O JBox também gostou! — leia em nossa crítica
Também foi revelado pela ANCINE dados sobre os outros dois lançamentos de animê neste mês de outubro, distribuídos pela Sato Company. Com 525 sessões registradas, Totto-chan: A Menina na Janela vendeu 2.894 ingressos, arrecadando em torno de R$ 54 mil e uma ocupação média de 5,5 espectadores por sessão. A performance abaixo da média não é grande surpresa nesse caso, sendo um filme autoral sem grandes nomes envolvidos e com dois anos de idade, e portanto amplamente disponível em plataformas alternativas, e que foi anunciado de sopetão para surfar no embalo do Dia das Crianças.
Por fim, temos Detetive Conan – O Pentagrama de Um Milhão de Dólares, o filme mais assistido do Japão em 2024 e o vigésimo-sétimo (!) da franquia que é um marco cultural da TV japonesa há quase três décadas. No Brasil, entretanto, a franquia está longe de ser relevante. Com apenas 324 ingressos em 146 sessões e uma bilheteria de aproximadamente R$ 6,6 mil, o filme amargou uma média de 2,2 espectadores por sessão e salas vazias pelo país todo, remetendo a outros lançamentos esvaziados como Mazinger Z: Infinity e Fate Stay/Night – Heaven’s Feel: Parte 3.
A performance de ‘Detetive Conan’ é um alerta para quem se baseia demais na popularidade japonesa das séries na tomada de decisões. Apesar de diversos esforços da produtora TMS Entertainment de fazer a série emplacar no Ocidente e na América Latina, com episódios disponíveis na Crunchyroll, séries spin-off exclusivas na Netflix, e até filmes dublados que estiveram licenciados para a HBO Max por um período, a verdade é uma só: a série nunca engrenou por aqui, e vai ser preciso mudar a estratégia para fazer isso acontecer.
Confira abaixo a lista dos cinco filmes de animê mais “esvaziados” nos cinemas brasileiros de que temos dados:
- Fate Stay/Night: Heaven’s Feel – Parte 3 — 321 espectadores em 182 sessões (1,76 esp/sess)
- Mazinger Z: Infinity — 805 espectadores em 451 sessões (1,78 esp/sess)
- Detetive Conan – O Pentagrama de Milhões de Dólares — 324 espectadores em 146 sessões (2,22 esp/sess)
- Belle — 5.031 espectadores em 1.603 sessões (3,14 esp/sess)
- Digimon Adventure 02: The Beginning — 30.084 espectadores em 6.056 sessões (4,97 esp/sess)
Fontes: FilmeB.com.br, ANCINE
Siga e acompanhe as notícias do JBox também pelo Google News e em nosso grupo no Telegram.
from JBox https://ift.tt/K5HsS4p
via CineLive365
0 Comments