Faleceu neste domingo (23) a atriz e dubladora Denise Simonetto, aos 70 anos de idade. Ela enfrentava uma doença há algum tempo, com amigos de profissão mobilizando recentemente uma vaquinha para ajudar em seu tratamento.

Denise começou sua carreira na dublagem no fim dos anos 1970, na Peri Filmes, do Rio de Janeiro, após participar de uma seleção para treinar novos dubladores. Após voltar para São Paulo em 1982, inicialmente sem intenção de seguir no ramo, foi reintroduzida pelo colega Waldir de Oliveira, progredindo nos trabalhos de dublagem até o fim da vida. Passou por diversas casas ao longo desses anos, tornando-se também uma grande diretora — principal foco da carreira na última década.

Favo de Mel, Anri e Punky

Favo de Mel, Anri e Punky. | Imagem: Reprodução

Em meados dos anos 1980, quando prestava serviço para o SBT, foi protagonista de um animê, ao dar voz à Favo de Mel, da série Honey Honey. Pouco depois, agora na Álamo, foi introduzida ao fenômeno das séries tokusatsu, sendo a 1ª voz da Anri em O Fantástico Jaspion (onde dublou até o episódio 16, sendo substituída depois por Cecília Lemes), além de variadas pontas em Changeman. No fim daquela década, ainda viveria uma de suas personagens mais lembradas: a Punky, do seriado americano Punky, a Levada da Breca (Punky Brewster).

Tomoko, Natássia e Cammy. | Imagem: Reprodução

No início dos anos 1990, agora na BKS, viveu sua personagem mais sólida no tokusatsu, interpretando a Tomoko de Cybercop — Os Policiais do Futuro, série que também dirigiu. Seguindo a década, participou de Os Cavaleiros do Zodíaco na Gota Mágica como a Natássia, mãe do Hyoga (ela voltou à personagem também na redublagem da Álamo), e a Cammy de Street Fighter II-V  na Megassom/Mastersound (repetindo o papel também no seriado americano, conhecido como Street Fighter Game).

Serenity, Nadeshiko e Sailor Star Maker. | Imagem: Reprodução

Já no ano 2000, de volta à BKS, participou de mais dois animês icônicos do universo das “garotas mágicas”: Sailor Moon R, como a Rainha Serenity, e Nadeshiko, mãe da protagonista de Cardcaptor Sakura (na época chamado aqui de Sakura Card Captors). Ainda em Sailor Moon, na fase ‘Stars’, dublou a Sailor Star Maker.

Fora desse universo de produções japonesas, sua voz marcou em diversas produções da atriz Sigourney Weaver (Caça-Fantasmas) e Julia Roberts (Noiva em Fuga). Foi também a primeira voz do personagem Anjinho, nas animações da Turma da Mônica.

Para conhecer um pouco mais de sua carreira, recomendamos a entrevista do quadro Pod Xá, no canal do dublador Nelson Machado, publicada em dezembro do ano passado:

 

O dublador Glauco Marques, que tinha em Denise uma das figuras de referência, deixou uma menagem em sua rede social:

As vezes precisamos de pessoas que colocam a gente pra pensar se o caminho está sendo trilhado com pé no chão ou pura ilusão. Denise Simoneto nos deixou! Meu obrigado vai além dessas palavras que deixo aqui!
Eu escrevo isso com um pesar diferente. Ela foi a porrada certeira na minha mente pra que as coisas tivessem um outro olhar na carreira. Ela me destruiu pra me reconstruir !! Literalmente me detonar por acreditar em mim.
DÊ, TORÇO PRA QUE UM EU AINDA POSSA TE OUVIR DE FRENTE E APANHAR UM POUCO MAIS !! Até um dia !!

Glauco Marques e Denise Simonetto. | Foto: Reprodução

 

Deixamos aqui nossos sentimentos aos familiares, amigos e fãs de Denise Simonetto, mais um grande nome que deixa sua marca eterna na dublagem brasileira.


Fonte: Glauco Marques (Facebook)


Siga e acompanhe as notícias do JBox também pelo Google News e em nosso grupo no Telegram.



from JBox https://ift.tt/FNB3Mc9
via CineLive365