Existe um mangá e um animê com visual inspirado no trabalho do arquiteto Oscar Niemeyer? Saiba mais nessa Curiosidade Pop Nipônica Aleatória!

Em vídeo:

▶ Também no Instagram

▶ Também no TikTok

 

Em outubro de 2012, a autora de mangás Haruko Ichikawa começou a escrever Terra das Gemas, ou Houseki no Kuni, em seu título original.

A trama, que saiu aqui no Brasil pela editora NewPOP, apresenta um futuro muito distante, onde o nosso planeta teria sido devastado por 6 meteoritos, sobrando somente uma costa. Ao longo de anos e anos, nessa costa um novo tipo de ser surgiu, as “Gemas”, humanoides imortais que personificam o que conhecemos como pedras preciosas (e isso um ano antes de surgir Steven Universo, hein).

ilustração mostrando as gemas da série e o Monge

As “gemas” de ‘Terra das Gemas’ e seu monge. | Imagem: Reprodução

 

Acompanhamos então o dia a dia do grupo das Gemas, que são guiadas por um misterioso monge, e sua eventual luta contra os Lunares, habitantes da Lua que de vez em quando vêm à Terra atrás de colher uns tesouros — que podem ser as próprias Gemas.

Em 2017, Terra das Gemas foi adaptado em uma série de animê com 12 episódios pelo estúdio Orange, especializado na técnica de animação em computação gráfica que emula o estilo 2D. Esse estúdio ficou em mais evidência depois principalmente por conta de BEASTARS, série exibida pela Netflix.

Imagem: Reprodução/Orange/Sentai Filmworks

 

E foi através do artista Yoichi Nishikawa, que desenvolveu o conceito visual dessa adaptação animada, que descobrimos a presença do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer como principal inspiração para o único prédio visto na série e onde vivem as Gemas.

Segundo Nishikawa conta no livro houseki no kuni concept arts (sem publicação no Brasil), durante o processo de adaptação, ele teve bastante facilidade para conceber a parte da natureza, já que tinha familiaridade com a vegetação japonesa de Hokkaido, conhecida por sua biodiversidade única.

Porém, ele não tinha no que se basear de sua experiência para lidar com o prédio principal. Até que a própria autora da obra comentou de seu apreço pelo trabalho de Oscar Niemeyer, que passou então a ser o principal material de referência usado também para o animê.

Imagem: Reprodução/Riza Creator (YouTube)

 

Observando a adaptação ou o mangá, dá pra traçar alguns paralelos fáceis com prédios famosos desenhados por Niemeyer, especialmente os que foram feitos para Brasília.

Aqui podemos ver algo próximo ao interior do prédio do Superior Tribunal Federal:

Imagem: Reprodução

 

Nesse outro, temos um pedaço que remete aos vitrais da Catedral Metropolitana de Brasília:

Imagem: Reprodução

 

E nesse aqui temos os arcos do Ministério das Relações Exteriores:

Imagem: Reprodução

 

E você, sabia dessa?

 

Aproveitando… mangá reimpresso!

No momento em que essa matéria vai ao ar, a NewPOP Editora colocou em pré-venda uma reposição do volume 1 de Terra das Gemas, trazendo uma nova oportunidade para começar uma coleção, já que a edição estava difícil de se encontrar nas lojas.

Abaixo deixamos o link de pré-venda na Amazon, caso tenha interesse:

 

Imagem: Divulgação/NewPOP

▶ Clique aqui para acessar a pré-venda na Amazon.

 

 

Para mais…

A série Curiosidade Pop Nipônica Aleatória traz assuntos de diversas frentes de mídia, seja animê, mangá, game, música ou tokusatsu, em vídeos curtos nos Shorts do canal do YouTube do JBox, além do Instagram e TikTok. E a cada 10 deles, trazemos também um formato compilado no YouTube.

Até a próxima aleatoriedade!

▶ Clique aqui para conferir as coletâneas anteriores.


Fontes consultadas: Houseki no Kuni Concept Arts (reprodução via YouTube)



from Anime – JBox https://ift.tt/yClHIFn
via CineLive365