
Por que tem um monte de animês aparecendo em um clipe do Michael Jackson? Saiba mais nessa Curiosidade Pop Nipônica Aleatória!
Em vídeo:
Também no Instagram
Também no TikTok
Em 29 de maio de 1995, Michael Jackson lançou uma parceria com sua irmã Janet Jackson. Era o single “Scream”, que depois também integrou o álbum HIStory: Past, Present and Future, Book I, lançado no mês seguinte.
“Scream” era uma espécie de desabafo do músico contra a forma como a mídia o tratou ao longo da carreira até aquele momento, com uma letra que reforça o seu cansaço e o pedido de que “parassem de pressioná-lo”. Dirigido por Mark Romanek, o videoclipe da música foi considerado um dos mais caros da época, mostrando os irmãos Jackson a bordo de uma espaçonave que se afasta da Terra para que eles possam extravasar.
O vídeo é todo ambientado numa estética meio cyberpunk-futurista, e com alguns elementos que remetem à cultura japonesa. Na primeira parte e de novo no finzinho do clipe, o grande monitor da espaçonave nos mostra cenas alternadas de 4 produções animadas do Japão, rodando aleatoriamente — e todas já lançadas de alguma forma no Brasil.

Imagem: Reprodução
O mais famoso deles é Akira, o icônico filme de 1988 de Katsuhiro Otomo, baseado no mangá homônimo do diretor, grande marco da animação japonesa e especialmente na ficção-científica. O filme chegou a ter exibições nos cinemas brasileiros no começo dos anos 1990, lançamentos em mídia física e é facilmente encontrado via streaming atualmente.
Imagem: Reprodução
Em outra cena, podemos ver um trechinho de um filme mais antigo, Vampire Hunter D, animação de 1985 que foi um marco do formato OVA, que é o animê lançado direto para home-video (principalmente VHS em sua época). Aqui no Brasil ele chegou a sair em VHS dublado ainda nos anos 1980, pela Everest Vídeo. É basicamente uma história pós-apocalíptica com um meio-humano meio-vampiro contratado pra proteger uma jovem de outro vampiro.
Imagem: Reprodução
Esse aqui que parece o “Seiya” dos Cavaleiros do Zodíaco na verdade é o protagonista de Babel II, uma segunda versão animada da história, lançada em 1992. A obra original é dos anos 1970, e ambas as adaptações em animê contaram com o designer Shingo Araki no visual dos personagens, o mesmo do animê dos Cavaleiros, e é por isso a semelhança. Foi lançado por aqui em VHS no fim dos anos 1990 (replicado em DVD mais tarde) e até passou no Multishow. Uma terceira versão, de 2001, ainda passou no Animax.
Imagem: Reprodução
Por fim, também temos uma cena de Zillion, série da Tatsunoko de 1987, que chegou a ter certo destaque por aqui quando passou pela Globo lá no fim dos anos 1980, ainda reprisado depois pela Gazeta. Seu lançamento era muito ligado a uma linha de pistolas de brinquedo e um game, ambos da Sega, trazidos pra cá pela Tectoy.
Agora respondendo à pergunta, por que tudo isso tá no clipe do Michael? Não sabemos. Bom, até onde temos conhecimento, não tem nenhuma fala de diretor dizendo, “ah, colocamos por causa disso”, mas dá pra entender um pouco o caminho considerando o contexto da época.
Por conta do sucesso do Akira, que teve exibição especial nos cinemas americanos em 1990, a animação japonesa começou a se tornar um nicho de mercado de VHS nos Estados Unidos daquela década. Em um meio onde ícones juvenis como Dragon Ball e Sailor Moon ainda eram desconhecidos do grande público, o animê era visto como um entretenimento “cult” para adultos.
E a maior parte do material que chegava em VHS nos EUA era justamente de obras de ficção-científica, o que encaixava com a estética do clipe de “Scream”.
Para mais…
A série Curiosidade Pop Nipônica Aleatória traz assuntos de diversas frentes de mídia, seja animê, mangá, game, música ou tokusatsu, em vídeos curtos nos Shorts do canal do YouTube do JBox, além do Instagram e TikTok. E a cada 10 deles, trazemos também um formato compilado no YouTube.
Até a próxima aleatoriedade!
Clique aqui para conferir as coletâneas anteriores.
from JBox https://ift.tt/LSajMc9
via CineLive365
0 Comments