Hoje, 3 de dezembro de 2025, celebramos os 40 anos da publicação no Japão do 1º capítulo do mangá Saint Seiya, obra que atravessou o mundo e chegou ao Brasil como nossos tão conhecidos Cavaleiros do Zodíaco — um contato que gerou enorme impacto para uma imensa geração de fãs nos anos 1990.

Ano passado, anunciamos por aqui que contaríamos parte dessa história através do documentário independente 12 Casas de um Fenômeno. Na ocasião, a intenção era principalmente a de valorizar o legado da obra para os brasileiros em meio às comemorações de 30 anos da estreia do animê em nosso país (completados em 1º de setembro de 2024). Infelizmente, por motivos que relatamos em dezembro do ano passado, não foi possível concluir a produção para essa marca importante.

Todas as adversidades de um projeto independente afetaram o cronograma: falta de verba, falta de tempo, os compromissos da vida, saúde… O projeto foi adiado para este ano de 2025 e mais uma vez não conseguimos. Mas não, não tem nada cancelado! Pelo contrário, seguimos trabalhando nas filmagens e negociando com novos personagens.

A seguir, vamos destacar alguns pontos sobre como anda o documentário.

 

Primeiramente: o que é?

12 Casas de um Fenômeno é um documentário que traz depoimentos de profissionais que trabalharam com Os Cavaleiros do Zodíaco e também pessoas que foram marcadas pela obra. A ideia é traçar o caminho de como Saint Seiya chegou ao Brasil, focando principalmente no sucesso que se instalou por aqui de 1994 a 1996. A narrativa seguirá por 12 partes, as “12 casas” — mas ainda não vamos falar quais são elas, pois vai que muda algo no caminho? 😅

 

O que foi feito até agora?

Desde o anúncio do projeto até aqui, gravamos entrevistas com pelo menos 15 personagens contando suas experiências com Os Cavaleiros do Zodíaco (as filmagens mais recentes são do último mês). Pessoas do licenciamento, de publicações que cobriram o fenômeno na época, da dublagem, da música, fãs etc.

8 deles fizeram parte do primeiro trailer que nós lançamos em 2024, que você pode conferir abaixo:

 

O que ainda falta?

O documentário ainda não começou a ser editado. Para isso, precisamos garantir a gravação com mais alguns personagens que consideramos importantes para contar essa história (incluindo pessoas de fora do Brasil, que por questão técnica possivelmente serão entrevistados de forma remota). Seguimos tentando alguns deles, mas já cientes que não teremos todos que gostaríamos, seja por não conseguirmos contato ou, em alguns casos, uma impossibilidade da própria pessoa.

 

Onde acompanhar atualizações?

Lançamos hoje um perfil no Instagram, o @12casasdeumfenomeno. Pedimos aos interessados no projeto que sigam esse perfil pois nele centralizaremos o andamento da produção e também vamos revelar um pouco dos entrevistados. As postagens também serão replicadas no Instagram do JBox, mas manteremos esse perfil focado para não se misturar com as demais pautas do site.

 

E agora, quando será lançado?

Lembra quando anunciaram o retorno do animê dos Cavaleiros na TV brasileira para 1999, depois adiaram pra 2001… no fim foi só em 2003? Talvez tenhamos sido acometidos pelo mesmo mal, mas vamos enfrentá-lo (risos).

A previsão agora é para o 1º semestre de 2026. Faremos o que estiver ao nosso alcance para trazê-lo à luz o quanto antes, mas sem atropelar etapas que prejudiquem o resultado final.

 

Onde será lançado?

A ideia inicial era a de ter o documentário diretamente em nosso YouTube. Porém, ainda estamos estudando outras possíveis formas de exibição. Qualquer novidade, divulgaremos no perfil que mencionamos acima.

 

Como posso ajudar?

Por enquanto, engajando com as futuras publicações do perfil. Não está descartada alguma forma de financiamento coletivo no futuro para conseguirmos terminar o projeto, mas a princípio ele seguirá inteiramente independente.


No mais, gostaríamos de agradecer a todos que apoiaram o documentário desde o seu anúncio e se mantiveram interessados por todo esse tempo. Recebemos várias mensagens perguntando a respeito, mas infelizmente não tínhamos ainda nada concreto para atualizar.

Cada entrevista é uma aventura diferente para conseguir viajar, marcar, carregar equipamento, gravar… Caberia um documentário só de bastidor de perrengue — mas vamos seguir só com o principal que já tá difícil de entregar, né?

Este é um projeto feito por fãs e assim segue, mas feito da forma mais profissional que está ao nosso alcance. Esperamos que vocês gostem quando sair! Até lá!



from JBox https://ift.tt/3EBJ5nb
via CineLive365