Gainax: Hideaki Anno comenta falência definitiva do estúdio

No último dia 10, o Gainax foi oficialmente dissolvido com a conclusão do processo de falência, que foi requisitado no ano passado. Hideaki Anno, um dos cofundadores do estúdio, se pronunciou no site do Khara, empresa que fundou depois de sua saída do Gainax.

Anno, que ainda atuava como sócio, lamentou o fim do Gainax e agradeceu a todas as empresas e outros sócios que colaboraram com a reorganização do estúdio após a prisão do ex-presidente Maki Tomohiro em 2019 por estupro de vulnerável, condenação que se concluiu em 2020. O animador divulgou que, graças ao trabalho de reorganização, a transferência dos direitos das obras e outros materiais do Gainax foi feita com sucesso para os respectivos donos e criadores.

Ele ainda direcionou seus agradecimentos principalmente a Yasuhiro Kamimura, que assumiu o cargo de presidente do estúdio em 2020. Anno comentou que Kamimura fez um trabalho competente em impedir que os direitos e materiais fossem perdidos ou distribuídos de forma desleixada, lidou com os credores de forma sincera e fez o seu melhor até o fim, enquanto testemunhava o encerramento do Gainax.

 

Histórico de frustração e desrepeito

Apesar de também ter aproveitado o espaço para fazer seus agradecimentos, Anno falou majoritariamente sobre suas frustrações com a antiga administração do estúdio. Ele comentou que, na administração anterior, a transferência de direitos e materiais estava sendo feita sem os devidos processos legais, o que fez com que Anno e outros envolvidos abrissem uma ação judicial contra o Gainax na época, que foi concluída em 2023 após as acusações dos requerentes serem aceitas e o Khara aceitar a finalização do processo com os pedidos de desculpas dos responsáveis.

Anno comentou também que, após a mudança de direção do estúdio, vários documentos e e-mails foram examinados para entender a situação crítica em que o Gainax se encontrava e o Khara, como o seu maior credor, cooperou com a investigação. No processo, foi descoberto que o Gainax estava sendo desonesto com o pagamento de suas dívidas, além da falta de respeito dos antigos gerentes com o trabalho e sua equipe.

Mesmo que não fossem os únicos responsáveis, Anno citou diretamente os nomes de Yoshinori Asao, ex-diretor do Fukushima Gainax, além de Hiroyuki Yamaga e Yasuhiro Takeda como figuras que eram o centro dos problemas envolvendo a antiga administração do estúdio. O criador de Evangelion teria ficado decepcionado com os antigos amigos, que fizeram várias declarações internas que afirmavam que a relação com o Khara era hostil, que havia planos para fugir das dívidas de maneira injusta e até mesmo que forçaram funcionários a mentir que o ex-presidente Hiroyuki Yamaga estava hospitalizado. Anno comentou que a relação com eles nunca voltaria a ser como era, tanto que aceitaram a conclusão da ação judicial supracitada com um pedido de desculpas porque o Khara não queria mais precisar lidar com eles.

 

Estúdio icônico

O Gainax foi fundado em 1984, sendo considerado um dos estúdios mais importantes para a história dos animês. Ele foi a casa de produções importantes como FLCL, Gunbuster, Tengen Toppa Gurren Lagann, além do clássico absoluto Neon Genesis Evangelion, sem falar os vários animadores e criadores formados pelo estúdio.

Hideaki Anno saiu do estúdio em 2006 para abrir o Khara, mas ainda continuou tendo relação próxima com o Gainax até 2019, quando Tomohiro Maki foi preso. Na ocasião, o estúdio Khara deixou claro que o Gainax não tinha mais ligação com as marcas do estúdio, incluindo Evangelion.

O pedido de falência do Gainax feito ano passado mostrava que a situação do estúdio vinha piorando desde 2012 devido a várias circunstâncias, o que acabou virando uma bola de neve com as dívidas se acumulando e a confiança de outras empresas diminuindo pela falta de contribuições por parte do empresa em comitês de produção de animês.


Fonte: Site oficial do estúdio Khara


Siga e acompanhe as notícias do JBox também pelo Google News e em nosso grupo no Telegram.



from JBox https://ift.tt/a9o4g5s
via CineLive365

0 Comments