Ontem (16), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas publicou a pré-lista dos indicados ao Oscar 2026. Como de praxe, essa é uma “peneira” dos filmes elegíveis em algumas categorias, que irão à votação e de onde sairão os 5 indicados.

Ao contrário da edição anterior, apenas uma produção nipônica figura na pré-lista. Além dela, temos uma brasileira com fortes ligações com o Japão. Entenda mais a seguir:

Kokuho

Começamos com Kokuho, longa que conseguiu duas pré-indicações. O filme dirigido por Lee Sang-il é baseado no livro homônimo de Shuichida Yoshida e ganhou em sete categorias no Festival de Yokohama, incluindo Filme, Direção, Roteiro e Ator. Por aqui, foi exibido no Festival do Rio.

A história começa quando um ator de kabuki visita um clã da Yakuza. O jantar, que incluiu apresentação do clássico teatro japonês, chega a um fim abrupto quando um grupo rival invade o local e começa um ataque.

A primeira categoria a que pleiteia uma indicação é na de Melhor Filme Internacional. Os outros concorrentes são O Agente Secreto (Brasil), All That’s Left of You (Jordânia), Belén (Argentina), Foi Apenas um Acidente (França), A Garota Canhota (Taiwan), Homebound (Índia), Late Shift (Suíça), No Other Choice (Coreia do Sul), Palestine 36 (Palestina), The President’s Cake (Iraque), Sound of Falling (Alemanha), Valor Sentimental (Noruega) e A Voz de Hind Rajab (Tunísia).

A segunda pré-indicação é a de Melhor Cabelo e Maquiagem. Desta vez os concorrentes são The Alto Knights: Máfia e Poder, Uma Batalha Após a Outra, Coração de Lutador: The Smashing Machine, Frankenstein, Marty Supreme, A Meia-Irmã Feia, Nuremberg, Pecadores e Wicked: Parte II.

 

Tá, mas e os animês?

Bem, você provavelmente deve estar se perguntando se teremos algum animê indicado a Melhor Animação. Como de costume, a Academia ainda não revelou a pré-lista das animações, o que sempre deixa os fãs do gênero esperando até o dia do anúncio oficial para saber o resultado. Mas ainda há algum elegível para a disputa?

Sim, três animês ainda estão aptos a uma indicação. São eles Chainsaw Man – O Filme: O Arco de Reze, Colorful Stage!: Uma Miku Que Não Sabe Cantar e Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba – Castelo Infinito. Destes, talvez o mais próximo de conseguir seja Demon Slayer, que já mostrou sua força ao ser indicado ao Globo de Ouro na mesma categoria. Mesmo assim, lembramos que o caminho para os animês é um pouco mais complicado do que parece.

E o Brasil nessa história?

Apesar do JBox ser um site voltado à cultura pop japonesa (e suas curiosidades pops aleatórias), não podemos esquecer que também somos brasileiros e gostamos de valorizar sempre que o Brasil alcança um grande feito — ou chega perto, como é o caso no momento.

Amarela, dirigido e escrito por André Hayato Saito, é pré-indicado na categoria de Melhor Curta. Conta a história de uma jovem nipo-brasileira que se sente uma estrangeira no próprio país. A produção concorreu na edição de 2024 do Festival de Cannes na categoria de Melhor Curta, mas acabou não levando o prêmio.

Apocalipse nos Trópicos, documentário disponível na Netflix, pode marcar a segunda indicação de Petra Costa. A diretora deu as caras pela primeira vez em 2019 com Democracia em Vertigem, também disponível na locadora vermelha, e retorna mais uma vez ao cenário político nacional; agora documentando a influência dos protestantes (em especial evangélicos) nas decisões públicas.

Ainda na categoria de documentários aparece Yanuni. O filme é uma coprodução entre o Brasil e os EUA, com Leonardo DiCaprio por trás das câmeras como um dos produtores. A obra acompanha a líder indígena Juma Xipaia que, mesmo após algumas tentativas de assassinato, continua lutando em defesa de terras indígenas e justiça climática.

Por fim temos o aclamado O Agente Secreto. Vencedor de 4 prêmios em Cannes, incluindo Melhor Direção para Kléber Mendonça Filho e Melhor Ator para Wagner Moura. Além da pré-indicação a Filme Internacional, como citado acima, o longa aparece ainda na lista de Melhor Elenco – categoria que faz sua estreia nesta próxima edição.

O anúncio oficial dos indicados acontece no dia 22 de janeiro e o evento de premiação no dia 15 de março.


Fonte: Oscars


Siga e acompanhe as notícias do JBox também pelo Google News e em nosso grupo no Telegram.



from JBox https://ift.tt/GKYVEji
via CineLive365