
Inspiração clara para o One-Punch Man e um ícone infantil anti-guerra no Japão que até virou música do BTS. De onde veio o Anpanman? Entenda nessa Curiosidade Pop Nipônica Aleatória!
Em vídeo:
Também no Instagram (com 8 seg. a mais)
Também no TikTok (com 8 seg. a mais)
Talvez você não conheça nada do Anpanman, mas acredite, ele é um dos personagens mais queridos entre as crianças do Japão desde os anos 1970. Pra você ter ideia, ele foi considerado o personagem mais popular por 10 anos consecutivos (2001 a 2011) em uma pesquisa da fabricante de brinquedos Bandai, e em 2002 chegou a se tornar mais lucrativo que a Hello Kitty.
Com um animê que está no ar desde 1988, já ultrapassando os 1.700 episódios, Anpanman começou com uma série de livros infantis em 1973. As historinhas apresentam um super-herói cuja cabeça é formada por um pão de feijão doce, o chamado anpan (“anko”, uma pasta de feijão + “pan”, de pão), bastante comum na cultura japonesa. A principal característica do Anpanman é lutar contra a fome, oferecendo um pedaço de sua própria cabeça a qualquer um que precise saciar essa necessidade básica.

Imagem: Reprodução
Essa característica remete a uma profunda dor sentida na pele pelo criador desse herói, Yanase Takashi. Nascido em 1919, ele mirou na carreira artística estudando desenho industrial. Porém, aos 22 anos foi recrutado para a 2ª guerra sino-japonesa, o maior conflito asiático do século XX e que depois se misturou à 2ª guerra mundial. Para a China~, o conflito é conhecido como Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa.
Enviado para Fuzhou, na China, Takashi tinha como serviço inicial decodificar mensagens dos adversários e trabalhar na propaganda local para tranquilizar a população, chegando a ilustrar teatros de kamishibai (ilustrações em papel dramatizadas) para isso. Porém, dois anos depois ele foi ordenado a marchar para Xangai, vendo soldados de dois lados morrerem brutalmente em conflito. Contraiu malária, teve que racionar um pouco de mingau de arroz e viveu as dores da fome.
Yanase Takashi na juventude. | Fotos: Reprodução/Domínio público
Ao voltar ao Japão, descobriu que seu irmão mais novo havia morrido na guerra, o que aumentou ainda mais o seu trauma. Enquanto se questionava sobre o significado de “justiça”, Takashi foi tocando a vida, tornando-se um faz-tudo no ramo editorial. Em 1969 criou o primeiro esboço do que seria o Anpanman, um humano sem grandes poderes que se sacrifica alimentando crianças com fome nos dois lados da guerra. Em 1973 vem a versão definitiva, inicialmente malvista pelos adultos, mas que rapidamente conquistou as crianças pequenas.
Nas histórias de Anpanman, o herói jamais busca eliminar seu inimigo, o Baikinman (homem-bactéria). Ao usar o seu golpe “anpunch”, ele só manda o vilão pra longe, pra que ele retorne no dia seguinte.
Imagem: Reprodução
Yanase Takashi escreveu alguns livros sobre o seu ódio contra as guerras, e disse:
“Uma vez que alguém vivencia a guerra, passa a odiá-la. As pessoas que dizem ‘deveríamos ir à guerra’ ou ‘eu quero uma guerra’ só pensam assim porque nunca conheceram uma guerra de verdade.”
Embora não haja uma declaração oficial do autor, o personagem é uma referência clara pro One-Punch Man (visual, nome semelhante na grafia japonesa, golpe principal… tudo lá), herói careca criado por ONE em 2009 e que resolve qualquer coisa num soco.
Anapanman chegou a ter certa popularidade também na Coreia do Sul, sendo título de uma música do BTS de 2018, sobre querer ser um herói, que não tem poderes mas pode oferecer esperança num pão doce.
Anpaman perdido na Netflix?
Imagem: Reprodução/Netflix
Existem três filmes de Anpaman disponíveis pela Netflix, caso você tenha alguma curiosidade em conferir um pouco da atmosfera das histórias do personagem. No entanto, você não vai encontrar nenhum deles pela busca padrão da plataforma.
Acontece que, em tese, eles não deveriam estar disponíveis para o Brasil, já que não há opção nenhuma em português (há legendas em inglês e alguns outros idiomas). A única forma de acessá-los é tendo o link direto, que deixamos abaixo para facilitar. Até o fechamento deste texto, você pode assistir normalmente pela conta brasileira, sem necessidade de VPN ou algo do tipo.
- Anpaman: Adventure of Happie (2005)
- Anpaman: Purun, Soap Bubble (2007)
- Anpaman: Apple Boy and Everyone’s Hope (2014)
Para mais…
A série Curiosidade Pop Nipônica Aleatória traz assuntos de diversas frentes de mídia, seja animê, mangá, game, música ou tokusatsu, em vídeos curtos nos Shorts do canal do YouTube do JBox, além do Instagram e TikTok. E a cada 10 deles, trazemos também um formato compilado no YouTube.
Até a próxima aleatoriedade!
Clique aqui para conferir as coletâneas anteriores.
Para acessar as fontes consultadas, clique aqui.
from Anime – JBox https://ift.tt/f7dqVIL
via CineLive365
0 Comments