
Fãs de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba notaram ontem (02) que portais de venda de ingressos foram atualizados com a Classificação Indicativa do filme Castelo Infinito sinalizando que ele não é recomendado para menores de 18 anos. Como consequência, o filme não poderá ser assistido por crianças de 16 anos ou menos, mesmo que acompanhadas de seus pais.
Esse fato gerou insatisfação entre uma parcela das centenas de milhares de consumidores que realizaram a compra de ingressos em pré-venda, semanas atrás, sem saber que podem não ter a chance de assistir ao filme nos cinemas.
Pô @cinemarkoficial, me ajuda a te ajudar né. Vocês colocarem Demon Slayer com classificação indicativa maior que invocação do mal 4 é piadinha só né? Vão perder mais da metade do público nessa brincadeira… pic.twitter.com/wUbamwadWA
— Felipe Flores (@feefloresn) September 3, 2025
Como funciona a Classificação Indicativa?
O sistema de Classificação Indicativa brasileiro (ou ClassInd, para os íntimos) foi criado pelo Ministério da Justiça para orientar pais e responsáveis a respeito do consumo de mídia não monitorado dos menores de idade, e de modo geral permite que crianças assistam quase todo tipo de mídia se acompanhados de um responsável. A única exceção é exatamente a categoria 18+, que força cinemas do país todo a recusar a entrada de menores de idade.
Em sua decisão para classificar Demon Slayer: Castelo Infinito nessa categoria, publicada em 26 de agosto, o técnico do Ministério da Justiça apontou como principais argumentos um “alto grau de incidência e relevância” de “mutilação” e “morte intencional”, além de “médio grau de incidência e relevância” de “banalização da violência” e de “crueldade.”
Acrescenta-se ainda à análise que “o eixo temático de violência é agravado por frequência, relevância, por conteúdo inadequado com criança ou adolescente e, em grande parte, por composição de cena”. Fãs da série, familiares com o conteúdo do arco, podem confirmar o teor descrito acima.
O longa também sofreu restrições etárias sérias em outros países, algumas tão severas quanto a nossa. Países europeus como Alemanha, Reino Unido e França exigem idades mínimas de 16, 15 e 12 anos, respectivamente. Já outros mercados como EUA e México permitem que crianças assistam ao filme, desde que acompanhadas de responsável — o equivalente ao nosso 16+. O Japão recomenda apenas que a criança tenha mais de 12 anos.
Os filmes de Demon Slayer são famosos por suas cenas de batalha elaboradas e pela violência exacerbada e sangrenta das mesmas, mas até então os filmes conseguiram escapar da categoria 18+. Trem Infinito foi recomendado para maiores de 14 anos, enquanto as compilações de Vila dos Ferreiros e Treino dos Hashira foram recomendados para maiores de 16 anos. A Sony Pictures, distribuidora do filme no Brasil, ainda pode solicitar revisão da análise e reverter a situação, mas não se sabe se obterá uma avaliação mais baixa em tempo hábil para o lançamento.
A classificação indicativa é um fruto dos tempos
Demon Slayer: Castelo Infinito não é o primeiro filme de animê a receber classificação indicativa 18+, mas é interessante apontar uma tendência ao longo dos anos que está tornando essa classificação mais e mais restritiva, e muitas vezes contraditória. Tanto Solo Leveling: Segundo Despertar quanto Attack on Titan: O Último Ataque, os outros dois filmes classificados dessa maneira, foram ambos lançados nos últimos 12 meses.
O ClassInd recomendou Dragon Ball Super: Broly, duas horas de pura porradaria, sangue e músculos, para crianças de 10 anos, mas não filmes de esporte como HAIKYU!! A Batalha do Lixão, The First Slam Dunk e BLUE LOCK: Episódio Nagi (OK, talvez eles tenham razão com BLUE LOCK). Tanto Princesa Mononoke quanto Akira são igualmente violentos e não devem ser assistidos por crianças com menos de 14 anos.
Talvez o exemplo mais emblemático seja Interstella 5555, o filme de Leiji Matsumoto em parceria com o Daft Punk. Em seu lançamento em 2004, o filme foi considerado apropriado para crianças de 10 anos ou mais. Ao ser relançado ao fim de 2024, o filme recebeu uma nova avaliação: agora é um filme 14+. Como justificativa, é apontada a presença de “consumo de drogas” no filme.
Fonte: Ingresso.com
Siga e acompanhe as notícias do JBox também pelo Google News e em nosso grupo no Telegram.
from JBox https://ift.tt/kORAvNb
via CineLive365

0 Comments