
Os Cavaleiros do Zodíaco tiveram influência visual de famosos… robôs sensuais? Descubra nessa Curiosidade Pop Nipônica Aleatória!
Em vídeo:
Também no Instagram
Também no TikTok
Como qualquer obra artística, os mangás partem de influências e vivências de seus autores, o que não é diferente com Masami Kurumada, autor de Saint Seiya, os nossos conhecidos Cavaleiros do Zodíaco.
Em meados dos anos 1980, Kurumada seguia criando histórias para a revista Shonen Jump, com um nome consolidado graças ao grande sucesso de Ring ni Kakero, uma história sobre lutadores de boxe que escreveu de 1977 a 1981 (ganhando continuação décadas depois) e influenciou artistas como Hirohiko Araki, o criador de JoJo’s Bizarre Adventure.

Ring ni Kakero. | Imagem: Reprodução/Shueisha
Até chegar a Saint Seiya, Kurumada tinha suas histórias atreladas a jovens estudantes, que mesmo com habilidades fantásticas, eram mais “pé no chão” na realidade. Após viver um fracasso com um mangá chamado Otokozaka, terminado abruptamente (ela foi parada em 1985, voltando somente em 2014), o autor se viu focado a intencionalmente criar algo mais comercial e diferente de tudo até então, afastando-se da mistura de batalhas com esporte.
Quebrando a cabeça, ele chegou às constelações e aos elementos da mitologia grega. E a grande sacada que tornou a obra instantaneamente comercial veio através das armaduras baseadas em tudo isso — tanto que a produção de um animê veio rápido, sem nem existir ainda um volume encadernado do mangá.
E é nesse visual das armaduras que parece ter havido um toque da obra de um renomado artista visual chamado Hajime Sorayama. Esse artista tornou-se mundialmente conhecido através de sua série de livros chamada Sexy Robot, lançada a partir de 1983. Nesses livros o autor transmite a onda tecnológica futurista da virada dos anos 1970 para os 80, e suas inspirações na estética pin-up para criar figuras humanas robóticas e sensuais.
Imagem: Reprodução
O jeito como Sorayama trabalha o brilho em suas artes foi inspiração confirmada para a animação dos Cavaleiros do Zodíaco, como disse recentemente a ilustradora Michi Himeno, em uma entrevista para a rede NHK. Ao lado de Shingo Araki, ela foi responsável por criar o visual da série animada, orientando-se em Sexy Robot para traduzir as camadas reluzentes das armaduras dos personagens e seu efeito metálico.
Imagem: Reprodução/NHK
E vamos lembrar que era a época onde animação era feita inteiramente na mão, sem recursos digitais pra fazer um degradê simples. Hoje algumas coisas até podem parecer “toscas”, mas Saint Seiya foi um trabalho considerado caro na época pelo tanto de novas técnicas que os animadores se dispunham a “criar no braço”.
Sorayama segue influente na ficção científica, na indústria tecnológica e também na moda, como uma das maiores influências do que se imagina como futurismo iconográfico.
Para mais…
A série Curiosidade Pop Nipônica Aleatória traz assuntos de diversas frentes de mídia, seja animê, mangá, game, música ou tokusatsu, em vídeos curtos nos Shorts do canal do YouTube do JBox, além do Instagram e TikTok. E a cada 10 deles, trazemos também um formato compilado no YouTube.
Até a próxima aleatoriedade!
Clique aqui para conferir as coletâneas anteriores.
from Anime – JBox https://ift.tt/9q4ao1d
via CineLive365
Post a Comment