Em Steel Ball Run, a história começa nos Estados Unidos do ano de 1890, quando acontece um grande campeonato continental de corrida de cavalos: o Steel Ball Run. Somos apresentados a uma aliança de dois homens nessa competição. Um deles é Johnny Joestar, um jóquei muito habilidoso, mas que se encontra em desespero; e Gyro Zeppeli, um fora da lei por trás de certos fenômenos misteriosos.

No mangá original, essa fase começou a ser seriada em 2004 na Shonen Jump, da editora Shueisha, sendo a última parte de JoJo a ser publicada em sua revista de origem. No fim do mesmo ano passou a ser publicado na Ultra Jump, até chegar ao fim em 2011 e dar início à oitava parte da saga (conhecida como JoJolion). Ao todo, rendeu 24 volumes encadernados, sendo que, no Brasil, a editora Panini começou a publicá-lo em 2025, na chamada “edição bunko”, que diminui o número de volumes para 15.

A adaptação animada segue pelo estúdio david production, tendo direção de Toshiyuki Kato (dos arcos ‘Diamond is Unbreakable’ e ‘Stone Ocean’) e roteiro de Yasuko Kobayashi (que está desde a 1ª fase).