Jornada Perigosa: Um “filme do Jaspion” lançado no Brasil

Jornada Perigosa: Um “filme do Jaspion” lançado no Brasil

Um filme do Jaspion já foi lançado no Brasil — e você provavelmente não sabia disso. Entenda nessa Curiosidade Pop Nipônica Aleatória!

Em vídeo:

▶ Também no Instagram

▶ Também no TikTok

Em fevereiro de 2018, a empresa brasileira Sato Company adquiriu os direitos junto à produtora japonesa Toei Company e anunciou um filme do Jaspion feito no Brasil. De lá para cá, quase nada mudou. Os direitos ainda existem, mas o projeto segue um longo caminho de tentar captar recursos para poder sair do papel. E até já mudou de diretor.

Mas e se te dissermos que já teve um filme do Jaspion lançado por aqui ainda nos anos 80? Tá bom, não é um filme do Jaspion, é um filme com o Jaspion — ou melhor, com o ator Hikaru Kurosaki.

Em 1988, a hoje extinta distribuidora Everest Video, que foi quem trouxe Jaspion para o Brasil pela primeira vez, lançou nas locadoras um filme chamado Jornada Perigosa. Conhecido no Japão como Moeru Yuuja — algo como “Herói Fervoroso” em tradução livre — esse filme de ação é do final de 1981, sendo uma produção da Toei estrelada por ninguém menos que Hiroyuki Sanada — recentemente vencedor do Emmy e do Globo de Ouro de melhor ator pela série Xógun: A Gloriosa Saga do Japão.

capa do vhs de Jornada Perigosa

Capa aberta de Jornada Perigosa. | Imagem: Reprodução

O filme faz parte de um momento de crescente ascensão do ator, então com 21 anos. E na direção de ação, tinha um dos nomes mais importantes do cinema japonês: Sonny Chiba, fundador do Japan Action Club — grupo de formação de dublês e lutadores de artes marciais para o audiovisual — que era o principal responsável na época pelas cenas de séries tokusatsu, como o próprio Jaspion. Ah, e também é o pai do Mackenyu, o Zoro do live-action de One Piece e o Seiya… daquele filme lá.

Hikaru Kurosaki, o ator que viveu o Jaspion, era ainda um iniciante do Japan Action Club naquele período, tendo feito alguns monstros na TV e participações em filmes. Em Jornada Perigosa, ele é um músico que faz parte dos aliados principais do protagonista, com direito a destaque no trailer e tudo.

Imagem: Reprodução/Toei Company

Bom, e o que conta esse filme? Nele, Hiroyuki Sanada interpreta Joe, um rapaz que cresceu no continente africano e retorna ao Japão para enterrar os restos mortais de seu pai. Só que ele acaba, por acidente, caindo numa cidade desconhecida, onde vai ter que eventualmente lutar contra o crime ao lado de parceiros como o futuro Jaspion, Hikaru Kurosaki — ou melhor, Masaru na história do filme.

Aliás, aproveitando: no mesmo ano, poucos meses antes, Sanada já tinha estrelado outro filme, Hoero! Tekken, que também conta com Kurosaki no elenco. Um recorte de cena desse filme foi usado na capa do Jornada Perigosa pela Everest (bagunça de imagens era algo muito comum nas fitas dela, fãs de tokusatsu sabem bem).

Lançado por aqui apenas em VHS de locação pela Everest, legendado em português, Jornada Perigosa ficou facilmente esquecido nas locadoras brasileiras. A distribuidora, que já tinha lançado 15 fitas do verdadeiro Jaspion, que já era um fenômeno também na TV, sequer percebeu que o ator estava no filme para tentar usar isso a favor das vendas.

Fica a dica de resgate para distribuidoras que trabalham com filmes japoneses aqui no Brasil. Quem sabe até a própria Sato Company?

Para mais…

A série Curiosidade Pop Nipônica Aleatória traz assuntos de diversas frentes de mídia, seja animê, mangá, game, música ou tokusatsu, em vídeos curtos nos Shorts do canal do YouTube do JBox, além do Instagram e TikTok. E a cada 10 deles, trazemos também um formato compilado no YouTube.

Até a próxima aleatoriedade!

▶ Clique aqui para conferir as coletâneas anteriores.



from JBox https://ift.tt/TonlP8y
via CineLive365

Post a Comment

Copyright © CineLive365 | Distributed by Blogger Templates | Designed by OddThemes