
Há alguns aninhos, noticiamos por aqui que o clássico Final Fantasy IX receberia uma adaptação animada. E, ao contrário dos costumeiros estúdios japoneses ou estadunidenses, o responsável seria o francês Cyber Group. Mas após tanta espera, a animação pode não sair do papel.
A Corte Comercial de Paris decidiu pela liquidação da companhia, entendendo que seria impossível para o estúdio se recuperar economicamente da crise que vinha sofrendo. Em novembro de 2024, a empresa entrou em recuperação judicial e tinha o prazo de 6 meses, que se encerrou no último dia 30 de abril, para se recuperar completamente ou encerrar os trabalhos a fim de pagar os seus credores.
O Cyber Group recebeu ofertas de compra de empresas como Hildegarde, Solent Productions e Newen Studios; além de parcerias com Atlas Global, Toonz Media e United Smile. Mas nenhuma das propostas foi o suficiente para fazer a Corte decidir pelo contrário.
Christine Blériot, que trabalhou na empresa entre 2004 e 2013 como Vice-Presidente Sênior de Marketing e Licenciamento, comentou em seu perfil no LinkedIn:
Tendo contribuído por 9 anos no desenvolvimento, junto com a gerência e equipe, a expertise e catálogo infantil do estúdio, estou chocada por esta liquidação apressada, apesar de um potencial comprador, o Solent (no qual eu estava atuando como consultora de tarefas), ter contatado a Corte desde 24 de dezembro com uma oferta específica apoiada pelos CEO e equipe da CGS. Então, no mínimo, poderíamos esperar que a oferta seria considerada, certo? Um desperdício incompreensível! Financiamento em animação é complexo e não pode ser comparado a nenhum outro setor, exceto videogames. Torço para que as equipes encontrem logo novos trabalhos.
O Cyber Group também é acionista majoritário do estúdio britânico A Productions, que não entrará em liquidação junto. O estúdio continuará operando, e em comunicado informou que planeja readquirir as ações e seguir de forma 100% independente. Já o outro estúdio que tem ações, o italiano Graphilm Entertainment, não se pronunciou sobre o caso, mas também segue com seus trabalhos. Nada foi dito se os direitos do desenho animado de Final Fantasy IX passariam para alguma destas empresas.
Final Fantasy IX traz o protagonista Zidane, “raptando” a princesa Garnet (que já queria fugir do palácio). Os dois acabam se unindo para derrotar o mal que assola o reino de Alexandria e todo o planeta Gaia. O jogo foi lançado em 2000 como exclusivo do PlayStation, possuindo hoje ports para Android, iOS, PC, PS4, Nintendo Switch e Xbox One.
Outras animações de Final Fantasy existem – alguns filmes, como Final Fantasy: The Spirits Within (2001), Final Fantasy VII: Advent Children (2005) e Kingsglaive: Final Fantasy XV (2016), foram lançados oficialmente no Brasil.
Fonte: Animation Magazine
Siga e acompanhe as notícias do JBox também pelo Google News e em nosso grupo no Telegram.
from Anime – JBox https://ift.tt/t4Kc1vd
via CineLive365
Post a Comment